quinta-feira, maio 15, 2008

2 reais mais rica espiritualmente

Ontem parei no sinal da Rodrigo Otávio, na Gávea, e tinha uma menininha, sozinha, fazendo malabares com limões. E eu quis dar dinheiro a ela, mas só tinha trocadas duas notas de dois reais. Disseram para mim, há uns dias atrás, que o budismo ensina a acumular carma positivo e que uma das maneiras seria dando dinheiro aos pedintes. Eu tenho minhas reservas quanto a questão, porque desde que "deixei-não-deixei" de ser cristã, caridade passou a ser um problema. Eu detesto a caridade da igreja católica, mas acho justo darmos parte de nossas coisas, se for sob vontade, às pessoas que estão precisando. Então, é um paradoxo do qual não consigo escapar. Para não sofrer, passei a me isolar dos pedintes e a negar tudo o que pediam; mas por debaixo do manto frio, há alguém que sofre muito com a situação dessas pessoas e que não sabe o que fazer a respeito. (...) Abri o vidro e perguntei: "você já fez alguma coisa hoje"? Ela respondeu que não. Então dei dois reais inteiros para ela. Ela agradeceu. Ficou ainda me olhando de um jeito estranho, mas logo continuou seu caminho para pedir aos carros de trás. Olhei pelo retrovisor, e lá estava ela, fazendo o sinal da cruz, e beijando a mãozinha. Depois guardou rápido o dinheiro. Isso me emocionou tanto... Tive vontade de chorar. Foi tão bonitinho... E ao mesmo tempo, tão triste. Senti que estava dois reais "mais pobre" no plano da matéria. Mas nem doeu. O que são dois reais para mim? Em compensação, e o que é muito melhor, estava dois reais mais rica espiritualmente.
(Nossa sociedade aceita bem que a classe média e outras sintam-se bem dando dinheiro às classes mais necessitadas, não é? Meu ato pode até ser visto como um ato grandioso! Prefiro ver como uma oferta ao deus Fortunae, visando a abundância, a fartura. Bom, isso tem a ver comigo.) Fuck the catholic church. Vou passar a ter uns trocadinhos na carteira exclusivamente para quando forem crianças me pedindo dinheiro.

3 comentários:

Urania disse...

as religiões são da matéria ..muitos caminhos nos levam na direção das dimensões menos densas..até as de "dois reais..precisa ter sensibilidade pra dar uma ajuda na hora certa, bj

por Denner Campolina

d.ID.e disse...

é doído mesmo, às vezes.

tb me fecho na bolha para não ficar tão afetado por isso todos os dias. imagino o que deva ser para essas crianças ver toda uma cidade de coisas ao redor, coisas das quais elas não são parte, não tem... só circulam por ali, quase invisíveis, indesejadas. haja karma pra pagar né? E se 2 reais ajudam a pagar nosso karma tb, então que seja...
Achei bonitinho ela beijar a mão, o sinal da cruz... deus ajudou, naquele momento. e vc foi deus naquele momento. pra ela. chegar perto de deus é sempre emocionante.

Unknown disse...

Doar o que se tem é muito nobre e ajuda a aliviar o sofrimento. Contudo, acho que podemos doar mais do que dinheiro, roupas ou até mesmo alimento: é importante que doemos nossa atenção! Além de ajuda material deveríamos dedicar um pouquinho de nosso tempo para pensar em formas de como ajudar estas pessoas de um modo sustentável! Panelaço, protestos... acho que vale tudo (até sequestrar político! rs). O nosso problema é que todo mundo sente que nada está bem... mas ninguém RECLAMA! Nessas horas queria ter nascido argentino... Bjs do FefÊ.