sexta-feira, setembro 28, 2007

Dores irreversíveis


Rodrigo Mello Magalhães Ferreira
13/02/1982 - 27/09/2007.

A dor da perda é irreversível. Perda de alguém que se ama. As palavras são fúteis mas eu preciso de alguma forma para expressar a dor. Não alcançam a profundidade dos sentimentos, as palavras, mas meus sentimentos por esse amigo também não alcançaram os seus medos e inseguranças, porque nada do que dissemos nem nada do que passamos juntos fez ele mudar de idéia sobre a própria vida. Pode ser até que tenha dado a ele mais algum tempo... Sei que ele já vinha falando sobre essa vontade há mais de um ano; eu não acreditava que ele pudesse realmente enredar a própria morte. Estive pensando se ele não poderia ter esperado mais um pouquinho, passar mais algum tempo, para ver como a vida dele ia ficar, agora que estava independente, livre, como ele se sairia com uma casa toda para si, com esse tipo de liberdade, com nossa ajuda para pintar e decorar o ninho dele, das festas que poderíamos fazer e dos namorados que ele poderia levar para casa agora... Coisas que ele nunca pôde fazer antes.
Mas acho que ele veio esperando até aqui para que algo mudasse, e que o suicídio da mãe foi mesmo a gota dágua, a confirmação de que não havia mesmo esperança no mundo para ele e de que sempre a vida pode ficar pior.

A vida dele não era só mentalmente intensa, apesar de ele ter um intelecto privilegiado, ele amava cultura e todas as expressões artísticas, era uma pessoa que sabia ser e respeitar o ser alheio. E eu adorava nossas conversas, adorava sua companhia. Ele era minha dama de companhia, tinha a delicadeza e sutileza de uma outra mulher e a coragem e a sexualidade de um homem.
Mas inteligência peculiar somada à sensibilidade não é uma equação muito feliz na prática, todos os gênios sofrem. E ele era um gênio criativo que não tinha por onde se expressar; ele não acreditava que fosse capaz.

Passamos o reveillon desse ano juntos e se eu soubesse que era o nosso último, teria apertado tanto ele... Que não deixaria que ele fosse embora. Pessoas que não se repetem, não podem ser substituídas e que não vão estar aqui quando o meu sucesso chegar. E eu queria tanto que ele estivesse aqui quando o meu sucesso chegar. Quando eu tiver o meu ninho e puder fazer as minhas festas e puder gastar com os meus amigos, ele não vai mais estar aqui comigo.

E acho tão bruto, tão estúpido e tão frio alguém conseguir subir doze andares e se atirar lá de cima por vontade própria... Ao mesmo tempo que para ele pode ter sido a melhor das soluções, porque além de acabar com o sofrimento dele, ainda saiu por cima... Com todos sentindo saudades e lembrando das coisas boas sobre ele ao invés de ele se sentir como mais um miserável fracassado no mundo... E ele não podia ser mais um fracassado miserável no mundo, porque ele era especial. Mas não teve forças, não teve chance, não teve confirmações da vida de que ele realmente era isso. Por que a esperança não se apresenta para todas as pessoas??

Estou aqui, mais esperançosa do que nunca, com mais fome de viver do que nunca e muito, muito triste porque ele não vai estar segurando minha mão.

Adeus, Rodrag. Eu te amo. E neste momento, te odeio por ter feito isso.

21 comentários:

Anônimo disse...

vc conhecia o rodrag? qual curso ele fazia?

Anônimo disse...

realmente.. po, seu eu soubesse que ele ia se jogar aqui na faculdade, eu teria ido lá em cima tentar convencê-lo a nao fazer isso....
hj eu li a carta que ele escreveu aqui na uerj.. dá até arrepio. apesar de não conhecê-lo, eu fiquei com pena dele, pelas coisas q ele escreveu...

Erika disse...

Acho que, no momento, nada que possa ser dito seria suficiente para consolar a dor da perda. Então... Muita força aí.

Anônimo disse...

Olha, naum lhe conheço, mas acessei seu blog pq um amigo meu me passou o link e me sinto na obrigação de dizer: seu texto é primoroso!

Maravilhoso, maravilhoso...

Realmente emocionante e brilhante! É uma pena que seu amigo tenha decidido encerrar a própria vida, pois, tenho certeza que ele poderia contar com vc. Naum eh qquer pessoa q sabe escrever com tanta franqueza e doçura num mesmo texto.

Parabéns, mil vezes. Fabrício Janssen

Natalia Trajano disse...

Faça as palavras do Fabrício como minhas tb....
Foi da msm forma q ele tb q achei seu blog....
Sou estudante da UERJ e foi um amigo meu d lah tb q me passou o link!!!!

Mta força aí menina!!!!

Anônimo disse...

OI tb sou aluno da uerj e descobri seu flog atravez de um amigo q me passou seu link.
realmente suas palavras sao lindas e delicadas é uma pena ele ter resolvido encerrar su acho q nao sabia q tinha uma amiga q se importava tanto com ele é uma pena msm..

bjos e melhoras!!

Anônimo disse...

OI tb sou aluno da uerj e descobri seu flog atravez de um amigo q me passou seu link.
realmente suas palavras sao lindas e delicadas é uma pena ele ter resolvido encerrar su acho q nao sabia q tinha uma amiga q se importava tanto com ele é uma pena msm..

bjos e melhoras!!

Anônimo disse...

Oi, soube do caso pelo orkut, s� queria dizer que seu texto � muito lindo. e que expressa tudo que um suicida pensa mesmo. eu concordo com voce quanto aos genios que sofrem.

eu tambem nao tenho esperan�a de um dia ser feliz, penso muito em me matar, mas tento ocupar meu tempo e minha cabe�a pra nao pensar nisso, ou pelo menos adiar. mas sei que nunca vou ser feliz e que meus sonhos sao impossiveis.

enfim, for�a pra vc que perdeu seu amigo.

Anônimo disse...

Acho que uma tremenda babaquice esses pseudos suicídas vir aqui no Blog da menina pra falar que tb pensa em suicído como se a garota fosse psicóloga.
Não sabemos quais foram os motivos pra ele se matar, mas as pseudos do amanhã, seus BABACAS parem e pensem um pouco no rumo da vida de vcs. Esse rapaz se matou e nem sabia da grande amiga que tinha, muito acham que o mundo vira as costas, mas será mesmo que é o mundo que vira as costa ou é a pessoa que se fecha pro mundo?
Tá pensando em suicídio? Procure ajuda porra, mas não seja egoísta com aqueles que gostam e amam vcs.

Eduardo Peret disse...

Eu trabalho na Uerj, numa sala do térreo em frente à garagem e vi acontecer. Foi chocante e muito triste, nem conseguimos trabalhar direito naquele dia. Quem diz que a rotina da Uerj não mudou e que o assunto foi tratado com frieza não sabe, não entende, não viu.

A Uerj não dará notoriedade a esse fato triste na imprensa, primeiro em respeito aos entes queridos do rapaz, e segundo para não propagandear a suicidas em potencial sobre a possibilidade de usar o prédio para isso. Essa é uma política geral dos órgãos públicos.

Particularmente, eu achei seu texto ótimo, muito elucidativo e uma ótima forma de despedida. O suicídio é um ato desesperado, que pode e deve ser evitado a todo custo.

Muita luz e paz para você e todos a quem ama.

Anônimo disse...

poxa sinceramente,.... discordo vc dizer q ele saiu por cima lembrando d coisas boas. se ele estivesse se lembrando d coisas boas nao teria se matado.
nao se pode julgar pq ngm passou o q ele viveu, mas com crtza é uma pena!

Anônimo disse...

É lamentável um suícidio...a vida é bela para quem a enxerga assim...infelizes dakeles q não se dão oportunidade...a vida é um grande presente de Deus... e temos q aproveitá-la com intensidade...se sentir fracassado é natural do ser humano...mas não podemos fazer disso um abismo...temos q aprender superar dificuldades...sofrimentos e perdas...e seguir a diante...julgar? Não sei se é a melhor coisa...mas em todo caminho há uma luz...Mas desitir? pode ter certeza q é a pior... pois a esperança é a última q morre =(

Unknown disse...

Seu texto é de fato muito bonito, expressa toda a sinseridade , carinho e doçura que pode haver entre verdadeiros amigos... Foi muito triste o que aconteceu com o rodrigo e te digo que até agora estou abalado, quem dirá você que o conhecia e realmente o amava tanto!
Daria tudo pra estar naquela varanda (onde já estive várias vezes, olhando o maraca, batendo papo, pensando na vida)no momento em que ele chegou até lá, para ter a chance de evitar que ele fizesse o que fez! Não teria sido a primeira vez, pode acreditar!
Sinto muito pelo seu amigo...
Desejo conforto e paz pro seu coração!!!
Bjo e que Deus te ilumine sempre

Natacha disse...

com uma amiga como você, alex, ele não permanecerá no escuro.

(não posso responder no msn agora, flor, mas vim ver)

uma pena haver tanta beleza (seu texto) numa coisa tão triste.

beijo no miolo da flor.

Kath disse...

Tantos anônimos que fica difícil me dirigir a um deles. Em primeiro lugar, quem disse que esses "pseudos-suicídas são uns babacas" deveria ter mais sensibilidade, as pessoas estão vendo nesta situação uma chance de pedir ajuda. Que fique claro diante de tudo que se passou que, por mais que o suicídio possa parecer uma saída, não é. Ao Rodrigo, mesmo sem mãe, não faltavam pessoas que o amavam e que sempre tinham uma mão estendida a eles. E isso não era exclusividade dele por sua genialidade ou por ser tão especial. Pessoas boas e notáveis sempre há na nossa vida, sempre há mãos estendidas a nós, cabe-nos estender a mão até elas e receber a ajuda e o alento que nos trazem. Para aqueles que pensam na mesma saída, que deste ocorrido tristíssimo saia algo de valioso, a lição de que a vida está aberta à nós, que do fundo do poço o céu sempre é menor, mas que o fundo do poço não é nosso lugar, não é onde pertencemos. Vivam. Façam luz desta escuridão.
Alex, querida, sabe que mãos não te faltam nunca. Estou aqui. Te beijo.

Anônimo disse...

Eu sou amigo da familia e conhecia o Rodrigo desde pequeno, ainda nao acredito no que aconteceu, pois esse ato nao é a melhor saida em hipotese nenhuma. Mas gostaria de corrigir uma informação do seu relato em relação a morte da mae dele que aconteceu + ou - 10 dias antes da dele, ela morreu devido a problemas do coração inclusive ela estava internada a mais de uma semana e veio a falecer. Confraternizo com sua dor.
Espero que ninguem cometa esse terrivel erro e se conhecerem alguem com estas ideias, mostrem a beleza da vida e que se Deus nos deu a vida é para ser vivida em toda sua plenitude com amor.

Alex Kidd disse...

Po, conseguimos a carta de suicídio do Rodrigo...
http://www.meupais.com/ns/foto/carta.jpg

Ae está... pode clicar sem medo que não é vírus... Pelo visto, acho q estava sofrendo demais...

Anônimo disse...

Por que editaram a carta? Alguém tem ela na íntegra?

Anônimo disse...

É uma perda mt grande para mim , que sou tia , acompanhei sua tragetória desde seu nascimento , era uma criança linda , inteligente , com um sorriso único.Sinto saudades , dos tempos em que podiamos ver a vida com ele , de um lado melhor.

Jorge Fagim disse...

É com satisfação (e tb emoção) que, em nome da comissão organizadora, divulgo o evento SUICÍDIO: VAMOS PREVENIR?, já contando com a sua parceria na divulgação e, se possível, presença.Fraterno abraço.

PS - seu blog não foi em vão, me ajudou a contruir o evento... obrigado (não deixe de ir e entenderá).

Jorge Fagim disse...

Este evento será na próxima 5ª feira, 1º DE OUTUTBRO, no anfiteatro 11, das 9 ás 17 horas.
Programação abaixo:
09:00 – 09:50 horas: Abertura do evento

1. Suicídio: Histórico UERJ (Profª Christina Maioli)
2. Suicídio na UERJ: Vamos prevenir? (Jorge Fagim)

10:00 – 11:30 horas: Centros de Interesse

1. Suicídio na UERJ (Jorge Fagim e Mariana Bteshe)
2. Família e Suicídio (Ana Maria Ferrara e Isadora Ramos)
3. Cultura e Suicídio (Tuca Moraes e Luiz Fernando Lobo)
4. Prevenção e Suicídio (Otília Azevedo e Claúdia Aguiar)

11:40 – 12:30 horas: Considerações dos Centros de Interesse

12:30 – 14:00 horas: Almoço

14:00 – 16:30 horas: Prevenção do Suicídio
Mediadora: Profª Christina Maioli

1. Experiência da UnB (Beatriz Montenegro)
2. Avaliação do risco e manejo da crise suicida (Júlia Camarotti)
3. Projeto de pesquisa da Fiocruz (Prof. Carlos Estellita-Lins)
4. Mídia: qual o seu papel? (André Trigueiro)
5. Debate com a platéia

16:30 – 17:00 horas – Encerramento

1. Um convite à reflexão (Jorge Fagim)
2. Palavras finais (Profª Christina Maioli)