terça-feira, janeiro 09, 2007

Programação errada

Ontem a gente ligou a televisão na hora do jornal nacional, e eles estavam apresentando uma matéria sobre o aquecimento global, explicando o que era e pra quê servia o efeito estufa, o que estava acontecendo com as mudanças de temperatura do nosso planeta, que em 129 anos, este foi o primeiro inverno sem neve em NY, bla e talz.
Aí entrevistaram um homem, que eu não sei se era biólogo, meteorologista ou afins, que falou para 150 milhões de pessoas da forma mais inconsciente possível que "Nosso planeta está sofrendo transformações bruscas e nós devemos continuar esperando novas catástrofes e mudanças climáticas ainda mais sérias".
CARA, como é que uma pessoa se dispõe a falar para 150 milhões de pessoas e dissemina um terror desses?
As pessoas não pensam no que elas falam, cara, e como isso vai se desenvolver ao longo da história. A palavra simplesmente não tem peso nenhum, valor nenhum para elas e daí elas abusam do dom da comunicação que receberam, fazendo um péssimo uso.
Ao invés de colocar as coisas de uma forma realista, mas dizer: "galera, os problemas existem, são esses e temos que fazer a nossa parte", ele simplesmente disseminou um pensamento completamente negativista e catastrófico que vai ficar martelando na cabeça de 150 milhões de brasileiros! E que poder isso tem! Chances são que soframos mesmo as consequências dessa mensagem estúpida. As coisas que importam mesmo, que é o que podemos fazer para ajudar nosso planeta, foram esquecidas.
E diga-se de passagem que, os mesmos brasileiros aterrorizados com as chuvas torrenciais e temperaturas elevadas continuarão ligando o ar condicionado todos os dias, comprando e andando de carro, deixando a torneira da pia aberta pra lavar a louça ou escovar os dentes, etc!
Nenhuma conscientização foi colocada pelo jornal, nenhuma idéia criativa, apenas uma mensagem determinista de que estamos fodidos e é bem isso aí.
Aliás o jornal é mestre em espalhar as notícias da forma mais estúpida possível. O critério usado é repetitivo e imbecilizante. As pessoas vivem com medo e imbecilizadas.

A rede Globo é um canal transmissor de imbecilidades. É por isso, em grande parte, que o Brasil está uma merda. As pessoas não pensam. Elas imitam o que vêem na televisão e é exatamente isso, elas imitam jeitos e falas de personagens que foram construídos para serem superficiais. E é bizarro ver isso no dia-a-dia... Pessoas não sendo pessoas, sendo personagens de novela.

Acho que eu vou demorar até evoluir e conseguir parar de fazer críticas. Eu procuro não assistir televisão que não relaxe. A rede Globo é estressante. [Mesmas vinhetas, mesmas palavras-chave de sempre para descrever filmes, séries e novelas, também os enredos, mesmos comportamentos em personagens, grrrrrrr = imbecilizante.]

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara, esses dias eu estava justamente pensando a respeito disso, mas sabe, acho que cheguei a um 'projeto de conclusão', um esqueleto apenas:

A televisão imita a vida assim como a vida imita a TV. Se não a TV, a Rede Globo, OK! It sucks!

É uma coisa redondinda, circular, começa e termina no mesmo ponto. Não tem evolução, a não ser que acompanhe a vagarosa 'evolução' ou pseudo-evolução do povo.

Existem por aí programas e canais, infelizmente não ao alcane de todos nós, que são mais 'espiralados', sabe?
Começa num ponto, faz o círculo, mas vai aumentando.

Não fica naquela mesmice, que faz de pesquisas científicas algo 'mágico' - é o que a Globo faz, observe o nome do programa 'FANTÁSTICO'! As pessoas que não possuem acesso a certas informações ficam boqueabertas com conclusões de projetos de pesquisa que duraram anos, e eles viram pó, porque sua esência não é compreendida!

Mas está aí, na TV, comprovando a alienação do povo, não no modo pejorativo para o povo, mas para os que trabalham na TV, nos bastidores, sabe? Porque eles estudaram, eles sabem das coisas! Por que continuam torcendo pela 'imbecilidade' do Brasil?

São as diferenças.
Podemos fazer algo? Sim. Disseminar nossas opiniões, fechar a torneira, preservar o meio ambiente, estar, ou pelo menos tentar estar mais consciente das nossas falhas e do nosso estágio evolutivo, pequenas coisas...

E relaxar. Não vamos mudar o mundo. Não o mundo lá fora. Mas quem sabe um bairro, uma rua? Uma casa já é o começo!

...

Falei demais? É que eu REALMENTE estava pensando EXATAMENTE sobre isso durante esses dias.

Surpreendente, não?

Beijos, Florboleta!

Anônimo disse...

Só porque tu tá de fora né? Se te chamassem pra fazer um show, trabalhar lá e etc, e ganhando bem porque eles pagam bem! você nao iria?
se bem que é capaz de não, do jeito que você é.