quarta-feira, maio 30, 2007

O cuspir da ira

A ira é gerada a cada vez que uma frustração toma forma, ao invés da expectativa. Sempre que temos um sonho negado, ficamos frustrados e a ira se concretiza. Em alguns casos, a ira é exteriorizada, mas no meu caso não. Costumo "explodir para dentro". Engulo os sapos. Percebi esse processo ontem, que é exatamente o que me causa dor, não o fato em si, mas essa atitude de pouco amor para comigo mesma.
Sou lenta para processar um fator gerador de ira e preciso de um tempo para digerir tudo. Sou o que se pode chamar de "ruminante". Com isso é claro que meu aparelho digestivo fica comprometido. Ele foi feito para digerir comida, absorver nutrientes e separar o lixo, e aqui estou eu, tentando digerir sentimentos. Tentando entendê-los com meu estômago, tentando lidar com eles com meus intestinos. São minhas vísceras que lidam com essa carga emocional. Tudo muito racionalmente. A ira que não digere, se acumula.
No entanto prometi a mim mesma que não mais iria acumular ira, almejando não mais ter que engolí-la. E a ira foi provocada em mim ontem. Está tudo atravessado na garganta, já tenho o texto pronto, engoli parte do negócio mas percebi o processo e pude parar no meio do caminho, impedindo o resto de descer. Cuspirei a ira assim que o alvo for detectado. Sem medo de fazer o papel da louca. Falarei em tom de voz razoável, meus argumentos foram ponderados. Não mais farei aquilo comigo mesma. Cuspirei a ira, agora e sempre que for preciso. Estou correndo para um processo subversivo; o de me tornar uma pessoa saudável.

2 comentários:

Natacha disse...

-.só se ama quem já se odiou, só se ama quem já sentiu o sabor da própria ira, só se ama quem já passou pelo pior.

porque o amor se torna incondicional depois do tudo.

neste caso, o melhor é digerir a ira, já que vomitar evita o processo todo.

é melhor digerir e cagar.

Arthur Protasio disse...

Esse processo é normal...mas eu cheguei a conclusão, depois de acumular bastantes sentimentos, que o bom é senti-los e depois vomitá-los na folha.

Assim é possível experienciar a vida e ainda guardar o refluxo sentimental como "souvenir".

O melhor de tudo é o alívio que vem depois do vômito...muito melhor que "red bull"...isso sim te dá asas.